Beauty Artist Anderson Bueno no Fashion Days 2011

Muitas atrações para comemorar esses 10 anos de Fashion Days. Quem ainda não conferiu o line-up, não perde tempo e já se programa pra semana que vem, que vai ser de muito babado, confusão, gritaria e MODA!

Entre os muitos baphos, na quinta-feira, dia 20/10, a Avon – maquiagem oficial dos desfiles do Fashion Days 2011 – vai promover o Espaço Avon, um encontrinho para as consultoras da marca receberem dicas, conhecerem novidades e baterem aquele papo.

Para deixar o evento ainda mais bacanudo, a Avon convidou o maquiador Anderson Bueno para participar do encontro. Há 21 anos na profissão e com muitos cursos na bagagem – entre eles o curso de maquiagem artística Stick Art Studio, em Barcelona –, Anderson foi vencedor do Prêmio Conexão Beauty Art 2010 na categoria Artes Cênicas e assina a maquiagem e visagismos de artistas, espetáculos e óperas. “A pesquisa é uma ferramenta essencial para minhas criações, seja no teatro, cinema, televisão ou música”.

Em 2002, Anderson ganhou destaque por implantar, junto com uma marca de cosméticos, cursos de automaquiagem para mulheres em tratamento de quimio em um hospital de São Paulo.

Campanha Gazzy - verão 2011

Sobre esse e tantos outros trabalhos, o beauty artist contou pro TIPS nessa interview cheia de dicas, que vocês conferem agora!

– Porque trabalhar com maquiagem?

AB: Nunca havia pensado em ser maquiador. Tudo aconteceu quase que por acaso. Eu era assistente de um fotógrafo, Tadeu Augusto Loppara. Em um determinado trabalho com uma apresentadora de TV,  o maquiador faltou. Ele virou pra mim e disse: “Você costuma brincar de maquiar as modelos aqui. Vai lá e maquia ela!!”. Tremia que nem vara verde. Uma coisa é brincar de maquiar, outra coisa é maquiar profissionalmente uma apresentadora de TV com anos de trabalho. Pois ela gostou, aprovou o trabalho e aí… se passaram 20 anos.

 – Conte um pouco da sua rotina como beauty artist?

AB: Penso não ser muito diferente dos meus outros colegas. A diferença fica em virtude de boa parte do meu trabalho ser direcionado para espetáculos de teatro. Além dos batons, máscaras e blushes, sempre estou envolvido em livros e pesquisas para as criações.

 – A ideia da maioria é achar que trabalhar com maquiagem é um mundo de puro glamour. Você enxerga alguma desvantagem na profissão?

AB: Maquiagem é muito mais do que uma simples pintura no rosto!!! Existe o lado de glamour sim, mas existe também um lado de muito trabalho, cuidado e, principalmente, paciência. A parte que mais me incomoda é o excesso de peso que temos de levar para cada trabalho. Uma boa maleta de maquiagem, considerando os produtos dentro, nunca pesa menos que 15 ou 20kg.

– Você realiza um trabalho de automaquiagem para mulheres em tratamento quimioterápico. Conte um pouco sobre esse trabalho?

AB: Num primeiro momento estranhei, mas logo percebi a importância da maquiagem na vida do ser humano e, principalmente, a importância do maquiador em poder levar beleza para a vida das pessoas. Hoje, realizo este trabalho dentro do Hospital Sírio Libanês que faz um excelente trabalho com pessoas que se tratam pelo SUS.

– O que você prioriza nos seus trabalhos e o que acha que as mulheres devem priorizar na hora da maquiagem?

AB: No meu trabalho, O BELO. Gosto de Beleza, por mais que a minha criação seja estranha. Não gosto de monstros, caveiras etc. Numa maquiagem para a mulher usar na vida, penso que a maquiagem tem de atuar como sua aliada. A grande função dela é de te valorizar.

– Qual a principal diferença entre a make para TV, cinema, teatro e música – áreas nas quais você atua?

AB: Hoje, cada vez mais, a maquiagem para a TV e cinema se parecem. Usamos praticamente a mesma técnica e produtos. Já para o teatro, temos de pensar nas características do personagem e temos de dar projeção para que o público que está na última fileira do teatro possa ver a expressão do ator em cena. Para os shows, penso em ressaltar as características do cantor ou, se for o caso, brincar com o tema adotado por ele para aquele espetáculo. Claro que a maquiagem será um pouco mais forte do que a maquiagem usada para o social.

– Qual  o trabalho mais marcante que fez até hoje?

AB: Puxa, vários se tornaram marcantes, mas três deles em especial. A peça ELAS SÃO DO BARALHO, minha primeira indicação ao Prêmio Avon de Maquiagem. A ópera BUG JARGAL, meu maior desafio em termos de maquiagem, pois ela foi apresentada no Festival de Ópera do Theatro da Paz (Belém do Pará), onde eu tinha de deixar todos os integrantes do elenco carecas e negros – e com o calor e umidade da cidade, demorei até achar o ponto! Outro ponto importante foi ser a primeira vez que uma ópera era indicada a um prêmio de maquiagem. E, claro, o musical A GAIOLA DAS LOUCAS, que além de ser meu terceiro trabalho com o querido Miguel Falabella, me fez vencedor do PRÊMIO CONEXÃO BEAUTY ART, na categoria Artes Cênicas, me levando a uma série de workshops com grandes maquiadores em Los Angeles.

A Gaiola das Loucas

– Já trabalhou em desfiles ou quaisquer eventos de moda?

AB: Sim! Por duas vezes trabalhei no Morumbi Fashion, atualmente SPFW. Foi ótima a experiência, mas passa tão rápido!  Quando você vê, já foi! Acho que por isso que me identifico tanto com o teatro. Você tem o processo da pesquisa, da criação, dos testes, da estreia e seu trabalho é visto por centenas de pessoas.

– Sobre sua participação no Espaço Avon do Fashion Days, qual é a expectativa?

AB: Eu adoro este contato com as revendedoras e não poderia ser melhor do que em um espaço tão especial como o do Fashion Days.

TIPS:

– O que não pode faltar no nécessaire? Primer, base compacta, máscara para cílios e batom cor de boca.

 – Combinação de cores infalível? Os tons nude. Passam naturalidade e beleza sem parecer estar tão maquiada.

 – O que faz a make durar? Pele limpa e produtos com boa fixação.

– O que evitar? Evite excessos. Principalmente nas sombras muito coloridas. Se você não domina a automaquiagem, opte por um curso. É muito importante você saber fazer uma maquiagem para o dia-a-dia, pois, além de embelezar, ela irá proteger a sua pele.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
Esse post foi publicado em FASHION DAYS 10 ANOS e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Beauty Artist Anderson Bueno no Fashion Days 2011

  1. Anesley disse:

    MÁRA!! Super dicas pra todo mundo arrasar na maquiagem no Fashion Days 2011! Amei!

    • Wagner Tedesco disse:

      Parabens Anderson. Voce com sua arte faz a diferença na vida das pessoas. Infelizmente em função da agenda comprometida não poderei estar em Juiz de Fora esse ano. Desejo muito sucesso ! ! !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s